blog sobre cultura e educação

sábado, 25 de agosto de 2012

Para refletir!


Congresso cria empresa estatal de seguros


Para cercar os riscos que podem envolver o pacote de infraestrutura da gestão Dilma, o governo conseguiu aprovar, sem fazer alarde, a criação de uma estatal de seguros, conhecida como Segurobras.
A medida provisória já foi aprovada no Congresso e deve ser sancionada por Dilma Rousseff na próxima semana.
O objetivo principal da estatal, cujo nome oficial é Agência Brasileira Gestora de Fundos e Garantias, será viabilizar as apólices e as garantias de obras de infraestrutura, mas a empresa poderá competir com as seguradoras privadas em ramos como habitação, crédito estudantil, exportação e até o de veículos, o maior do país.
A estatal também poderá comprar participações em seguradoras já existentes, como a SCBE (Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação), voltada a exportações.
Em jogo, está um mercado estratégico, que cresce em média 20% ao ano desde 2007. No ano passado, as seguradoras brasileiras faturaram R$ 105 bilhões, volume 16,6% superior ao de 2010.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Curiosity andou pela primeira vez em Marte


O robot da NASA fez um percurso de 16 minutos na quarta-feira, em que tirou fotografias ao planeta vermelho. Os cientistas estão satisfeitos com o sucesso do Curiosity, que não teve problemas no seu primeiro teste de condução desde que aterrou em Marte.

Saiba mais sobre o assunto

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Quase metade das universidades federais terá que criar cota social.

A lei que institui cota de 50% das vagas nas universidades e institutos federais para estudantes oriundos de escolas públicas só deve ser obrigatória para todas as instituições a partir de 2016, mas reitores já estão se manifestando a respeito do texto. Ele foi aprovado pelo Senado Federal na terça-feira (7) e agora aguarda sanção da presidente Dilma Rousseff. Ao todo, são 59 universidades e 40 institutos, incluindo os centros de eduação tecnológica e o Colégio Pedro II, no Rio, que terão que se ajustar gradualmente à nova regra.
Pela lei aprovada, a cada ano será necessário implementar no mínimo 25% da reserva prevista no texto. Mas, atualmente, não existe cota social em 27 das 59 universidades federais. Além disso, apenas 25 delas possuem reserva de vagas ou sistema de bonificação para estudantes negros, pardos e indígenas.

Leia mais

Apple é a empresa mais valiosa da História: US$ 622 bilhões


A ação da empresa californiana chegou a ser cotada a 664,75 dólares, com um valor de mercado de 623,140 bilhões de dólares.



Nova York - A gigante da informática norte-americana, Apple, alcançou nesta segunda-feira o maior valor de mercado de todos os tempos nos Estados Unidos, superando a máxima anterior alcançada pela Microsoft em 1999.